top of page

Babilônia - Urca - Rio de Janeiro

O morro da Babilônia é a parede mais escalada do Rio de Janeiro e provavelmente do país. No inverno já foram registradas mais de 120 pessoas em um único dia. Isto se deve tanto pelo fácil acesso como pela graduação, de fácil à mediana.

Ao todo são 41 vias, a maioria delas com graduação variando entre II e VI grau. A parede é voltada para o norte e quase todas as vias são em agarras, com pequenos trechos em aderência e protegidas por grampos, mas há também fendas em móvel. No geral são classificadas como E2. A parede tem cerca de 150 metros de altura e as maiores vias alcançam 200 metros de extensão, com uma média de quatro enfiadas/esticões. Por se tratar de uma face com pouca vegetação, bastam poucas horas para que se possa escalar após uma chuva. Por todos esses fatores, o Babilônia é considerado uma grande escola para os que estão começando a escalar ou a guiar.

 

Obs: Texto retirado do Guia de Escalada da Urca.

As vias mais conhecidas e frequentadas desta montanha são: "Reinaldo Benker" 3º grau, "Ricado Prado" 3º com VI, "Roda Viva" 3º com VI, "Wilma Arnoud" 4º com V grau, "Quarto Centenário, 4º com V,  "Denise Macedo" 4º com V grau e "Luiz Arnoud" 4º com IV grau.

É possível ter todas as informações de como acessar as vias, a parede e ver os croquis completos no Guia de escalada da Urca disponível para venda também com a Kmon Adventure.

 

A Kmon Adventure disponibiliza guias para escaladas guiadas em todas as vias

desta montanha.

             

                             Mais informações e venda por telefone e-mail:

bottom of page