top of page

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O RAPEL

O Rapel é uma técnica de descida em corda, podendo ser positiva, vertical ou negativa.

Teve sua criação por alpinistas que queriam agilizar a descida com segurança após se alcançar o cume de uma montanha. Com o passar do tempo essa técnica foi sendo utilizada também por militares para combate, só que com alterações  apropriadas APENAS para combate, como rapelar de cabeça para baixo, de frente para o chão, pendulando, etc.

Este tipo de atividade não é segura como muitos pensam, apesar de ser divertido aos olhos de quem não entende do assunto. Obs: A Kmon Adventure não oferece isso!

A técnica vertical, mais conhecida como "rapel" é uma técnica de escalada, sendo assim, não se denomina como um esporte radical e sim uma prática de uma técnica e não deve ter total independência sem o conhecimento em técnicas e procedimentos de segurança da escalada.

Hoje em dia existe também o Canyoning, que é a descida de canyos por caminhadas com trechos de rapel, passando por dentro da água e cascatas. No Brasil é mais conhecido por Cachoeirismo. Basicamente é a técnica do rapel utilizado na escalada, só que feito em cachoeiras e com equipamentos apropriados para isso, como por exemplo cordas com tratamento especial para água (tratamento dry) e outros.

A técnica do rapel, por ser simples, as pessoas ("instrutores" e clientes) normalmente se sentem confiantes e acabam negligenciando, não dando a devida atenção e precaução que deveriam a todo procedimento de segurança. Por esse motivo não é raro casos onde o cliente se acidenta com o "instrutor" do lado, desesperado sem saber o que fazer.

Alguns casos de acidentes que podem acontecer com clientes e "instrutores" despreparados:

  • Cabelo ou blusa entrar no freio ao ponto de deixar a pessoa completamente imóvel na descida.

  • Queda do participante por descer rápido e perder o controle devido a falta do backup trabalhando junto com o freio.

  • Queda do participante do cume da montanha/ pedra/ ponte, por negligência ao se equipar sem nenhuma proteção na beirada.

  • Queda do participante devido a nó na ancoragem (equalização onde se prende a corda) feito errado pelo "instrutor".

  • Queda do participante por ancoragem (equalização onde se prende a corda) feita errada e em locais inadequados.

  • Queda do participante por uso de equipamentos (freio, mosquetão, corda, etc) inapropriados para rapel.

  • Queda do participante por uso de equipamentos (freio, mosquetão, corda, etc) utilizado de forma errada.

  • Queda do participante devido a ruptura da corda por mal uso (atritando em fendas, arestas, cristais, etc) na prática do rapel.

  • e outros casos...

Casos assim como esses citados acima, com "instrutores" despreparados e desesperados sem saber o que fazer ocorre quando as pessoas se sentem aptas ao ponto de dar instrução sem mesmo ter nenhum conhecimento de resgate e procedimentos de segurança da escalada, de onde é a origem do rapel.

Infelizmente, isto é frequentemente visto em pessoas que aprenderam ALGUNS procedimentos do rapel (utilizados por militares) e se denominaram "instrutores", sem nenhum conhecimento em resgate, técnicas e procedimentos de escalada, ensinando PARTE do que aprenderam (que não foi suficiente) para outras pessoas.

Logo este aluno(a) também se denominará um "instrutor(a)" apto(a) para ensinar outras pessoas e assim por diante. Por este motivo que hoje a população, não somente clientes como também "instrutores", se sentem seguros e acreditam que os procedimentos utilizados no rapel (que foram alterados devido a necessidade militar) são os procedimentos corretos e seguros, mas na verdade isso tudo é uma enorme ignorância por falta de conhecimento, falta de instrução por profissionais de verdade e também por nenhum contato com a escalada.

Por este motivo a Kmon Adventure deixa claro que o RAPEL É UMA TÉCNICA DE ESCALADA,

ou seja, nós profissionais de escalada não acreditamos que curso de rapel ou uma simples

prática de rapel possa habilitar uma pessoa a ensinar outras, nem tão pouco a praticar

esta técnica sem a presença de um profissional de escalada.

As pessoas que quiserem ter total conhecimento sobre a técnica do rapel devem procurar

um curso básico de escalada ou no mínimo fazer algumas aulas específicas com um instru-

tor de escalada qualificado e experiente.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

O rapel não deve ser praticado em vias de escalada, pois ocupa um local que foi criado e explorado única e exclusivamente para a escalada e não para o rapel. Além disso, quando uma pessoa monta rapel em uma via de escalada, ao jogar a corda para baixo (sem prévio aviso) é muito comum atingir pessoas escalando na mesma via, o que resulta em quedas de guias, podendo machucá-los seriamente e além disso cria brigas entre os grupos.

Para isso existem locais apropriados para a prática do rapel ou do cachoeirismo, como por exemplo, a pedra da tartaruga em Barra de Guaratiba, Pedras em Cachoeiras e outros.​

​Sobre a Kmon Adventure:

A Kmon Adventure adota sempre a segurança em primeiro lugar em todas as atividades oferecidas.

Todas as atividades que envolvem rapel (escalada, técnica vertical na pedra da tartaruga ou cachoeirismo na Cachoeira Secreta) são as mesmas técnicas utilizadas na escalada, ou seja, adotamos o mesmo tipo de equalização (também conhecida como ancoragem), utilizamos os mesmos equipamentos de segurança (todos homologados e suportando no mínimo 2200kg), o uso do backup junto com o freio é obrigatório, a velocidade é controlada e a descida de cabeça para baixo, de frente ou pendulando (que são alterações feitas por militares) são proibidas.

Toda a equipe da Kmon Adventure é composta por instrutores de escalada experiência e são habilitados para resgate caso seja necessário e tem noções de primeiros socorros. Utilizamos os melhores equipamentos existentes, principalmente os importados de marcas como Petzl, Back Diamond, Edelwaiss, Mammut, Millet e outros.

Como iniciar:

A Kmon Adventure monta grupos pelo menos uma vez por mês, normalmente no segundo domingo de cada mês. Para participar, basta entrar em contato para saber quando será o próximo grupo e se inscrever para garantir a vaga, pois as vagas são sempre limitadas para 10 pessoas.

Trabalhamos também com o atendimento particular caso já tenha um grupo formado atendendo a quantidade mínimas de pessoas.

As vagas são limitadas para 10 pessoas e são confirmadas sempre mediante o depósito, assim como os grupos para trilha (a explicação do por que, está na página de "trilhas").

Os locais onde oferecemos a prática da técnica vertical e do cachoeirismo são exclusivos para esta prática e são em lugares muito agradáveis com belas praias e bela cachoeira, tornando todo o passeio muito mais agradável.

Locais:


Pedra da Tartaruga (Barra de Guaratiba)
Cachoeira Secreta – um véu de noivas incrível com 110m de altura (Baixada do RJ)
Véu de Noivas de Petrópolis (Parque Nacional da Serra dos Órgãos)

Técnica Vertical / Cachoeirismo / Rapel

Observação importante:

As pessoas que quiserem ter total conhecimento sobre a técnica do rapel devem fazer um curso básico de escalada, onde aprenderão todas as técnicas de escalada e todos os procedimentos de segurança que estão ligadas diretamente com o rapel e todo detalhamento com passo a passo.


​                                                               Inscrições e mais informações por telefone e e-mail:

bottom of page